Alerta da beleza: confira sempre a validade dos seus cosméticos

Validade de cosméticos

Quantas vezes você encontrou um produto de beleza que ficou por um bom tempo esquecido na gaveta e quis usar novamente? Sempre que algo assim acontecer, lembre-se de checar a validade do cosmético em questão. Assim como você faz com os alimentos, os seus hidratantes, maquiagens, xampus e outros produtos para pele, corpo, cabelos e rosto merecem atenção especial quando o assunto é conservação e atenção à validade.

O prazo de utilização do produto não está impresso na embalagem à toa. O fabricante faz uma análise criteriosa do cosmético, levando em conta quanto tempo aquela composição de conservantes, perfumes, corantes e outras substâncias pode ser utilizada pelo consumidor.

Usar produtos vencidos pode causar problemas à sua pele que vão além de apenas deixar de fazer o efeito esperado. O mais comum é deixar a área avermelhada e com coceira, mas isso pode se agravar de acordo com a sensibilidade de cada pessoa. Por exemplo, usar uma sombra vencida nos olhos pode causar uma infecção mais séria, podendo até prejudicar a visão.

Alguns dermatologistas defendem que é possível usar um produto vencido por mais 10 ou 15 dias após a data que está na embalagem, entretanto, essa regra só vale se você ficar atento a alguns detalhes: antes de usar verifique se a consistência, coloração e cheiro continuam iguais. Por exemplo, se um creme era branco e começou a ficar amarelado ou está mais líquido em relação à consistência original, é melhor descartá-lo e comprar um novo.

 

Atenção mesmo aos produtos dentro da validade

Os produtos de beleza podem se transformar em um espaço para proliferação de fungos e bactérias, principalmente se não forem utilizados e conservados da maneira correta. Um cosmético pode mudar de consistência e tornar-se prejudicial para a saúde mesmo se ainda estiver dentro da validade.

Por isso, é fundamental armazenar os produtos bem fechados, evitando que eles entrem em contato com água ou outras substâncias. É importante mantê-los sempre nos frascos originais e deixá-los longe da luz solar direta. Se você vai usar um creme, por exemplo, certifique-se que suas mãos estão limpas para evitar que o produto que ainda está dentro do frasco se contamine. E fique sempre atento a qualquer modificação no aspecto, consistência, cor e cheiro dos cosméticos.

Também é importante evitar passar os cosméticos em áreas lesionadas da pele, já que isso pode prejudicar ainda mais a lesão.

Validade de cosméticos

Cuidados da Ciclo com as matérias-primas

A Ciclo se preocupa com seus consumidores e, por isso, utiliza em seus produtos apenas matérias-primas de extrema qualidade que vão garantir bem-estar e boas sensações a quem usa. Os produtos de excelência da marca têm maior fixação e perfumação prolongada e tudo isso sem causar sofrimento aos animais. Ou seja, todas as linhas da Ciclo são Cruelty free.

 

Validade de cosméticos

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *