Cuidados com a pele no verão

Cuidados com a pele no verão

Verão é sinônimo de sol, calor, de praia, piscina e férias! Mas para não tornar essa época do ano – tão deliciosa e aguardada – em um pesadelo para a sua saúde, é importante ficar bem atenta e redobrar os cuidados, principalmente quando o assunto é a sua pele. Afinal, ninguém merece esperar tanto pela estação e no fim ficar com queimaduras do sol e outras doenças típicas dos dias mais quentes. E os cuidados com a pele no verão começam de uma forma bem básica: abusando da hidratação.

Cuidados com a pele no verão

Comece bebendo muita água: muita mesmo! Você sabia que a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o consumo de oito a dez copos de água todos os dias? Isso é fundamental porque nos dias mais quentes o seu corpo precisa de mais líquido para manter a temperatura ideal. A água também ajuda a evitar que o corpo fique mais inchado, além de reduzir a aparência da celulite (ótima notícia, ein?).

Além da água você também pode apostar em chás gelados, sucos integrais e na água de coco. A água de coco é ótima aliada no verão porque, além de contribuir para a hidratação, ajuda na reposição de minerais como o potássio, que normalmente é perdido na transpiração.

Cuidados com a pele no verão

Agora que você já se hidratou, vamos para mais algumas dicas para curtir o verão sem prejudicar a sua pele:

Cloro e água do mar versus uma pele linda

Ninguém resiste a um banho de mar ou de piscina nos dias quentes, né? Mas o cloro das piscinas e o sal do mar podem prejudicar a sua pele causando, principalmente, o ressecamento e até a descamação nos casos mais graves.

Para evitar isso, a recomendação é tomar duchas de água doce para eliminar parte do cloro ou do sal. E quando chegar em casa, o ideal é um banho de água morna que vai servir para tirar o que sobrou. Para completar, abuse dos hidratantes da Ciclo para deixar a pele renovada e cheirosa!

 

Cuidados com a pele no verão

Protetor solar: não saia de casa sem ele

Essa dica é para qualquer estação e até para os dias de chuva: nada de sair de casa sem proteção solar. A recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia é que se use produtos com FPS (Fator de Proteção Solar) 30 ou acima desse número, independente do seu tom de pele.

A reaplicação deve ser feita a cada duas horas e, principalmente no verão, se você suar muito, entrar na piscina ou no mar, pode até reaplicar antes desse período. E não esqueça de passar no corpo todo: mãos, pés, nuca e orelhas.

Dica extra: você sabia que as peças de roupa que você usa também podem te ajudar a prevenir queimaduras na sua pele? Chapéu e roupas claras feitas em algodão ou dry fit são ideais nessa proteção, principalmente se você praticar atividades ao ar livre. E não esqueça: exposição solar só até às 10h e depois das 16h.

 

Cuidados com a pele no verão

Doenças de pele mais comuns no verão

Se mesmo com todos os cuidados com a sua pele no verão alguma doença surgir, confira o que fazer e quais os principais sintomas. E não esqueça: sempre procure a ajuda de um médico.

 

Micose

Infecção causada por fungos que pode ocorrer na pele, unhas e cabelos. Os fungos, quando encontram condições favoráveis para seu crescimento (calor, umidade, imunidade baixa, por exemplo), se reproduzem e causam a doença. Normalmente a micose atinge os pés, virilha e unhas. Para evitar, a melhor forma é manter hábitos de higiene como secar-se bem após o banho; evitar andar descalço em pisos úmidos. Prefira calçados fechados e ventilados.

 

Brotoeja

Essa doença é caracterizada por pequenas bolhas que surgem por causa do contato da pele com o suor. É mais comum em bebês e costumam coçar bastante. O ideal é usar roupas bem leves e soltas e evitar lugares muito abafados.

 

Acne solar

Acontece por causa da mistura da oleosidade da pele que aumenta no verão, unida ao uso do filtro solar e da radiação. Normalmente aparece nos ombros, peito e costas. Para eliminar, o ideal é lavar o rosto com sabonete adequado para a sua pele, além de usar tônicos adstringentes e filtro solar à base de água ou gel para reduzir a oleosidade.

 

Herpes

Normalmente o contato com o vírus que causa a herpes acontece na infância, mas muitas vezes essa doença não se manifesta imediatamente. A ocorrência da herpes está associada a vários fatores, entre eles: exposição solar intensa, fadiga física e mental, estresse, febre e infecções. O tratamento deve ser orientado por um dermatologista e, dependendo do caso, é necessário usar medicamentos tópicos (cremes e pomadas) e de uso oral (comprimidos). Quando perceber o sintoma, a pessoa deve evitar furar as feridas e redobrar os cuidados com higiene.

 

Bicho geográfico

O Bicho Geográfico é uma doença causada por parasitas intestinais dos cães e gatos. Se a pessoa tem contato com fezes desses animais, os ovos das larvas penetram na pele e causam a doença. Normalmente as lesões são acompanhadas de muita coceira. Nos humanos os locais mais comuns de aparecimento são os pés e as nádegas. O tratamento pode ser feito via oral ou com uso de medicação tópica. Para se prevenir, basta evitar andar descalço em locais frequentados por cães e gatos.

 

Agora que você já sabe tudo sobre os cuidados com a pele no verão, já está mais do que na hora de curtir a estação com os produtos Ciclo.

Cuidados com a pele no verão

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *