pele masculina

Constantemente, falamos para mulheres sobre a importância de manter uma rotina de cuidados com a pele, dessa vez, separamos algumas dicas para que os homens possam cuidar da pele diariamente e saber quais procedimentos devem ser realizados antes do verão para que tenham seus efeitos potencializados.

Embora seja “tudo pele”, as cútis de homens e mulheres guardam algumas diferenças. Essas distinções são causadas, principalmente, pela ação de hormônios: a progesterona e o estrogênio são responsáveis por deixar a pele das mulheres mais finas e com menor secreção sebácea – além de interferir na cor e na textura dos pelos, normalmente mais claros e finos –; já a testosterona faz com que os homens tenham a pele cerca de 20% mais espessa. Além disso, a produção de colágeno no organismo masculino é maior e mais constante (nas mulheres, há uma queda significativa na produção de colágeno durante e após a menopausa). Isso explica o motivo de a pele masculina, de modo geral, mais firme e demorar mais para apresentar rugas.

pele masculina

ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE MASCULINA

Manter bons hábitos de cuidados com a pele é a melhor forma de prevenir rugas, manchas, câncer de pele e envelhecimento precoce.

– A rotina deve começar com uma limpeza com produto específico – não use no rosto o mesmo sabonete que você passa no corpo.

– Após a limpeza, cuide da hidratação com um produto indicado para seu tipo de pele. Se antes esses produtos eram voltados para o público feminino, hoje há uma grande variedade de produtos masculinos no mercado para peles secas, normais ou oleosas, além de produtos mais específicos e de tratamento.

– Não descuide da proteção solar mesmo em dias chuvosos ou nublados. Use diariamente e reaplique ao longo do dia um filtro fator com proteção solar antiUVA e UVB no mínimo 30.

– À noite, repita os procedimentos de lavagem e hidratação.

– Beba ao menos dois litros de água diariamente e mantenha uma alimentação saudável, rica em frutas e verduras frescas.

– Lave o rosto com água morna.

– Aplique um tônico facial três vezes por semana e faça esfoliação semanal. A cada seis meses, é indicado fazer uma limpeza profunda de pele com um especialista.

pele masculina

CUIDADOS PÓS-BARBA

Fazer a barba diariamente significa agredir a pele constantemente, causando um estresse na epiderme, que pode trazer algumas consequências como dermatite atópica, foliculite – inflamação de folículos pilosos causada por infecção que pode ser de origem viral, bacteriana ou fúngica, que causa bolhas com pus, parecidas com espinhas, podendo deixar marcas permanentes na pele – e outras inflamações. Para evitar a foliculite e outros problemas causados pelo barbear diário, a escolha da loção pós-barba é fundamental, como o gel pós-barba BK Ciclo, que tem ação hidratante, cicatrizante, anti-inflamatória e ainda combate o envelhecimento precoce; além disso, use lembre lâmina afiada, lubrificada e limpa, e corte os pelos no sentido do crescimento, nunca ao contrário.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *