Emoliente, umectante e hidratante: Você sabe o que significa cada um?

Seja pelo nível de exposição ou pela função, a pele tem características de espessura e textura diferentes em cada parte do corpo. A pele das mãos, que é mais exposta e sofre mais agressões, tende a ser mais ressecada que a pele do peito, por exemplo. Se, num mesmo corpo, o tecido epitelial já apresenta necessidades diferentes, imagina o quanto varia de pessoa para pessoa. Além disso, fatores, como idade, exposição ao sol, uso de detergentes ou outros produtos etc. influenciam na qualidade e na saúde da pele.

Por isso, há muitos produtos disponíveis, para atender às necessidades de cada pele, cuidando da beleza e da saúde do maior órgão do corpo humano. [Saiba mais sobre a pele e cuidados que devemos ter.]

postblog-ciclo-out-dentrodoconteudo

Você já deve ter lido nas embalagens de produtos que utiliza as palavras “emoliente”, “umectante” e “hidratante”, mas sabe o que significa cada uma?

Emolientes

São substâncias que amaciam e suavizam a pele, dando flexibilidade e ainda agem formando uma espécie de camada protetora na pele, prevenindo contra a perda de água. Substâncias emolientes são óleos vegetais, ácidos graxos e lipídios não gordurosos, com consistência mais fluida, que espalham facilmente. Emolientes são indicados no tratamento de peles ressecadas.

Umectantes

São considerados “hidratantes ativos”, pois “atraem” a água para a superfície da pele e previne a perda hídrica. Entre os agentes umectantes, destacam-se: glicerina, D-pantenol e ácido hialurônico, fundamental no tratamento de rugas e marcas de expressão.

Hidratantes

As substâncias hidratantes se diferenciam das emolientes e umectantes porque possuem a capacidade de permear a camada córnea, por isso, agem mais profundamente e por toda a extensão da pele. A ureia é uma das mais importantes substâncias hidratantes.

postblog-ciclo-out-hit

 As loções Ciclo são emolientes, umectantes e hidratantes!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *