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Cuidar do mundo e das outras pessoas é muito importante, mas você já parou para pensar o quanto está cuidando de si mesma? Há quanto tempo você não tira um dia (ou vários) pra cuidar da sua saúde, da sua mente e da sua beleza?

Separamos algumas dicas para você cuidar de si, se fortalecer e encarar a correria do dia a dia com mais leveza e enxergando beleza nas pequenas coisas.

Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento. Quando me amei de verdade, comecei a me livrar de tudo o que não fosse saudável, pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse pra baixo, de inicio minha razão chamou essa atitude de egoísmo, hoje sei que se chama amor próprio. [Charles Chaplin]

 

CUIDAR DA MENTE: TÉCNICAS DE RELAXAMENTO E MEDITAÇÃO PARA QUALQUER HORA

 

 

Respiração consciente

Nossa respiração involuntária tende a ser curta, superficial e incompleta. Para relaxar, é preciso “aprender” a respirar. Deitada e de olhos fechados, inspire pelo nariz, enchendo primeiro o abdômen e depois o peito. Segure o ar por uns segundos e solte o ar suavemente pelo nariz, esvaziando primeiro o peito e depois o abdômen. Repita algumas vezes e tente novas formas de expirar o ar: mais rapidamente pelo nariz; pela boca, em forma de sopro ou suspiro ou aos poucos, fazendo barulhos constantes, como “tsi tsi tsi tsi”, até esvaziar completamente os pulmões. Faça isso sempre observando o movimento do peito, do diafragma e do abdômen.

 

Mindfulness

Essa técnica tem raiz no budismo e consiste em ter consciência plena da respiração, dos pensamentos e das sensações que surgirem durante a meditação, aceitando o que nos é dado como parte necessária para nosso crescimento e desapegando do que não nos faz mal. No budismo, o apego – tanto espiritual quanto material – nos causa sofrimento, por isso, temos que nos libertar para conquistar um estado de liberdade e de felicidade.

Você pode aplicar essa técnica em diferentes momentos do dia, em que você tenha um ponto de foco, por exemplo, durante uma refeição: experimente os sabores dos alimentos com calma, observando os aromas, as texturas, os contrastes, as temperaturas dos alimentos e do ambiente, os sons etc. Provavelmente, outros pensamentos virão, aceite, deixe que venham e vão sem julgar ou se apegar a nenhum deles. Volte sempre ao seu ponto de foco, que pode ser algo material ou uma frase ou palavra que deve ser repetida sempre que seu pensamento “voar”.

 

Visualização

Um dos métodos mais convencionais de meditação consiste em imaginar um cenário que transmita tranquilidade e paz. Para essa técnica funcionar melhor, o ideal é estar em um lugar aconchegante, silencioso ou com uma música suave e com temperatura agradável. Sente-se de maneira confortável, feche os olhos e pense num lugar bonito, imagine os detalhes desse lugar – sons, perfumes, texturas, temperatura… – e aproveite essa viagem da mente, livrando-se de todos os pensamentos que sejam estranhos ao cenário imaginado.

 

Relaxamento progressivo de Jacobson

Esse método foi criado visando eliminar a tensão muscular causada pelo excesso de preocupações e ansiedades. Resumidamente, consiste em contrair grupos musculares por um tempo, soltando-os completamente em seguida. O ideal é combinar a contração muscular com uma respiração mais profunda.

Você pode começar sentada, com as pernas esticadas. Puxe as pontas dos dedos dos pés em sua direção, soltando em seguida. Repita o movimento três vezes e passe a contrair os músculos das pernas. Faça o processo de contrair, sempre observando e tendo consciência dos movimentos, com o abdômen, o peito, as costas, os ombros e as mãos e braços.

 

 

MENS SANA IN CORPORE SANO*: COMO CUIDAR DO CORPO SEM NEURAS

*“Uma mente sã em um corpo são” diz o provérbio latino que nos lembra que somos um conjunto de espírito/mente e corpo/matéria e que para estarmos plenas é preciso equilibrar corpo e mente. Ou seja: de nada adianta ser viver na academia se você detesta os exercícios que faz, do mesmo modo que não deve somente cuidar da saúde mental se esquece dos cuidados com o corpo.

Então, qual a solução? Experimentar atividades físicas até encontrar uma que você goste. A gama de atividades vai muito além das oferecidas pelas academias convencionais.

Você pode trocar a musculação por Yoga, Pilates, caminhadas em parques ou trilhas ecológicas e artes marciais, como Kung Fu, Tai Chi Chuan e PaKua Chang, que trabalham a concentração, a respiração e o equilíbrio, desenvolvendo a flexibilidade e o tônus muscular.

 

 

CUIDADOS COM A BELEZA E AUMENTAM A AUTOESTIMA

Ter uma rotina de cuidados com a pele e os cabelos é mais que vaidade, é um ato de amor próprio. Por isso, costumamos produzir conteúdos que ajudam você a se cuidar. Leia mais!

Ritual de beleza: Produtos Ciclo para cada momento do seu dia

Rotina de cuidados com a pele

Tenha uma rotina de cuidados com suas mãos e seus pés

Questão de pele: cuidados com a pele ressecada

Cuidados com os cabelos no verão

e-Book: Cuidados com sua pele

 

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OUTRAS DICAS PARA VOCÊ CUIDAR MELHOR DE SI TODOS OS DIAS

– Seja sincera com seus sentimentos;

– Saiba dizer “sim” e “não” sempre que necessário;

– Expresse-se com firmeza;

– Não se compare com outras pessoas;

– Valorize seus pontos positivos;

– Anote seus defeitos em um papel e busque desenvolver maneiras de trabalhar com eles sem cobrança excessiva;

– Pratique o autoelogio e elogie mais as pessoas;

– Aceite quando for elogiada e pondere as críticas;

– Aproveite o tempo ocioso sem culpa;

– Afaste-se de pessoas e ambientes negativos;

– Perdoe de verdade;

– Evite insistir num erro, mas não se culpe pelo que já passou;

– Procure retomar o contato com uma pessoa que não vê há algum tempo;

– Cerque-se de pessoas amorosas;

– Não tenha vergonha de demonstrar afeto.

 

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